Cientista de Dados: O Que Faz, Salário, O Que Estudar? Carreiras

Por isso o profissional de tecnologia precisa ficar atento ao negócio como um todo, e não apenas aos dados. O profissional tem um papel essencial na inteligência do negócio, pois é ele que faz com que os dados conversem entre si e ganhem valor agregado. O cientista de dados é responsável pela tradução das informações em relatórios que auxiliam gestores na https://temlondrina.com.br/tecnologia/alem-das-linguagens-de-programacao-criatividade-e-exigencia-no-desenvolvimento-web/ tomada de decisões. Segundo levantamento da Robert Half, o cientista de dados é um dos profissionais mais requisitados de 2021, ao lado do especialista em cybersecurity e o analista de infraestrutura sênior. Os setores que têm uma alta demanda pelo profissional de tecnologia são o mercado financeiro, varejo, telecomunicações, educação e infraestrutura.

cientista de dados o que faz

Atividades com vogais Educação Infantil

Há poucos anos a área de Data Science começou a se tornar relevante no mercado. Desde então, a importância de olhar para os dados como uma fonte confiável para a criação de estratégias de negócios têm crescido significativamente. Networking com outras pessoas da área também pode contribuir para um entendimento mais realista sobre o mercado, além de ajudar a adquirir outras percepções sobre a área. Conhecer aspectos gerais do negócio ajudará a ampliar a compreensão desse profissional sobre para onde direcionar o olhar em termos de dados.

  • A partir disso, ele pode indicar os principais problemas que os consumidores enfrentam com determinado alimento ou padrões de consumo ainda não percebidos pela empresa porque os dados eram confusos.
  • A formação acadêmica para cientistas de dados frequentemente começa com uma graduação em áreas como Estatística, Matemática, Ciências da Computação ou Engenharia.
  • Embora exista uma sobreposição significativa com as ferramentas de ciência de dados, o business intelligence se concentra mais em dados do passado e os insights das ferramentas de BI são de natureza mais descritiva.
  • Afinal, os sistemas criados por esses profissionais não existem sozinhos, eles existem em um contexto, em uma organização/uma sociedade e geram impacto na vida de pessoas em todos os âmbitos.
  • Ele pode ser a peça-chave para determinar se a imagem de um ultrassom é um tumor cancerígeno ou não; se uma pinta que está numa foto é um tumor ou não; se algum tipo de tratamento funciona ou não.
  • Esse profissional terá a expertise necessária para traçar comunicação entre os dados e apresentar os resultados.

– Aproveite a parceria entre empresas e universidades

Se você chegou até aqui, provavelmente tem um interesse genuíno em se tornar cientista de dados. Para muitas pessoas que desejam evoluir na carreira, o percurso para isso ainda é desconhecido. Afinal, há muitos caminhos e muitos assuntos a aprender e habilidades a adquirir. Como exemplo, ele menciona profissionais da Engenharia de Software ou mesmo de Product Management, Além das linguagens de programação, criatividade é exigência no desenvolvimento web que podem atuar de forma associada ao time de dados. Dessa forma, esses tipos de cientistas de dados precisam entender a linguagem usada e as possibilidades de execução. Outro fator que diferencia cientistas de dados e o que fazem é a visão de negócios, ou seja, ser uma pessoa que compreende perfeitamente os problemas que analisa, pois entende o domínio do negócio.

cientista de dados o que faz

Qual a formação de um cientista de dados

Assim, ter conhecimento em SQL, Postgres, entre outros, pode ser útil para a atuação como cientista de dados. Assim, ter um background ou certa afinidade com esses campos de conhecimento pode ajudar bastante o profissional que deseja ingressar na área de Data Science. Por exemplo, habilidades na área de estatística e matemática são fundamentais para a execução de testes de hipóteses, distribuição de probabilidades, e uma compreensão dos dados mais eficaz.

No entanto, o campo é notavelmente interdisciplinar, e profissionais com formações diversas podem se tornar cientistas de dados, desde que adquiram as habilidades técnicas necessárias. A ciência de dados, uma área que há poucos anos era considerada de nicho, hoje é reconhecida como um pilar fundamental para o sucesso das organizações. Vivemos na era do Big Data, onde a capacidade de coletar, analisar e interpretar grandes volumes de informações tornou-se uma competência inestimável.

  • Esse profissional deve ser capaz de pensar criticamente sobre os dados que analisa e fazer perguntas relevantes que o ajudem a encontrar insights importantes para o negócio.
  • Ser um cientista de dados significa possuir habilidades avançadas de programação, essenciais para aplicar conhecimentos na resolução de problemas reais.
  • Além disso, é interessante a pessoa se juntar à comunidade de cientista de dados.
  • Nessa última área, o estudante terá contato com o Direito Cibernético, que regula as relações sociais na internet.
  • Quem busca uma faculdade gratuita em Ciência de Dados deve conhecer a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), que oferece essa graduação através da modalidade EAD e sem qualquer tipo de custo.

Na ciência de dados existem diversas maneiras de resolver um mesmo problema. Quando o setor de marketing relata que precisa melhorar a sua comunicação com o cliente, cabe ao cientista criar uma solução do zero. A depender do projeto que esteja atuando, o cientista de dados pode trabalhar com profissionais de diferentes áreas como comunicação, jurídica, recursos humanos, vendas, entre outras. As empresas procuram as instituições de ensino e selecionam os alunos de cursos como Estatística e Matemática, já no primeiro ano da graduação.

Se utilizado de forma eficiente, esses indicadores podem ser aproveitados para realizar predições para o futuro e mudar o rumo de como decisões são tomadas no mercado. Até salvei esse artigo nos Favoritos, para sempre consultar os links quando necessário. Parabéns pelo trabalho de divulgar essa área no Brasil que, aparentemente, tem um promissor futuro brilhante pela frente.Abraços. Use as informações que você recolheu para selecionar opções de treinamento que ajudam você a alcançar seus objetivos, sem perder tempo e dinheiro. 3- Começar por problemas muito complexos – A solução de problemas mais complexos em Data Science, requer tempo e experiência.

Leave your thought

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare